“‘Moonlight’ é um dos melhores filmes que apareceu neste últimos tempos”
Baseado em um roteiro de peça (In Moonlight Black Boys Look Blue de McCraney), deste sua estréia, “Moonlight” já arrecadou os principais prêmios do cinema. A trama é dividida em três atos, e traz a história da auto descoberta de Chiron, interpretado por três atores diferentes em cada divisão dramática.
Ao analisar a história de “Moonlight” é notável de que esta trama não é uma “temática negra”, e sim algo que pode ser adaptado para todo os tipos de pessoas, mas neste caso são simplesmente interpretados por negros, eliminando inúmeros esteriótipos que a própria indústria cinematográfica impõe. O enredo que o longa traz é o reflexo da ferida que a sociedade tem, é processo de adaptação submetida à um garoto da periferia, negro e que está se auto descobrindo.
O elenco deste filme é impressionante, os três atores que interpretam o personagem principal conseguem mostrar uma conexão autêntica entre o personagem do passado e com do presente. O olhos mais atentos conseguem ver como foi o processo de adaptação do personagem principal e como o os atores conseguiram moldar isso de forma inteligente. Outros trabalhos que conseguem marcar o filme é o de Naomie Harris e Mahershala Ali, ambos tem grande presença e influência notáveis na trama.
Esses é um dos únicos filmes em que tudo há uma conexão. Roteiro, atuações e aspectos técnicos estão impressionantemente sincronizados, elevando contexto geral de tudo que se passa no filme. Foi um excelente trabalho de Barry Jenkins como diretor. A direção de fotografia usa novas maneiras de apresentação e de desenvolvimento ao decorrer da história, e tudo isso seguido de uma trilha sonora com música clássica perfeita para a obra.
“Moonlight” é um dos melhores filmes que apareceu neste últimos tempos, principalmente em questão de história (social e ficcional) e técnica. As atuações são ótimas e algumas são memoráveis, como a de Naomie Harris. Apesar disto, o final do longa parece escasso, a algo que está faltando, algo não resolvido.
Nota 8