Você gostando ou não dela, concordamos que, ela é a única brasileira no Social 50 da Billboard americana – um ranking que mede a popularidade de artistas nas redes sociais. – ela aparece em 15º lugar, na frente de Shakira (16º), Taylor Swift(23º), Beyoncé (30º) e Lady Gaga (36º).
No Spotify, é a quarta mulher mais ouvida desde que o app foi lançado no Brasil, sendo a primeira, a Rihanna.
A estratégia que está por trás? Arrisco dizer, versatilidade, co-branding, swarm e sinceridade.
Mas, vamos aos pontos;
1º – Versatilidade
Anitta veio do funk, mas ela tende a ser totalmente versátil. Isso, pois ela vai do sertanejo até o eletrônico. Ela tem uma versão de shows para adultos e outra para crianças.
Seu cachê é 80% menor que a de Weslley Safadão, Jorge & Matheus e Ivete Sangalo, sua estratégia de shows é pautada em volume e com isso, realiza uma média de 20 shows por mês, consequentemente, ampliando seus fãs.
As coreografias, letras simples e com enorme excesso de repetições, também são ingredientes chaves. É aquele termo, repetir, ajuda a memorizar.
2º – Co-Branding
É a união de duas marcas fortes para aumentar o valor percebido, e claro, essa associação acaba se tornando ainda mais poderosa quando falamos de marcas que estão exponencialmente no topo.
Por enquanto, foram sete singles, e em menos de um ano, foram com J Balvin, Maluma, Nego do Borel, Weslley Safadão, Simone & Simara, Major Lazer, Pablo Vittar e Iggy Azalea.
3º – Um Tiro Grande e Ceteiro de Uma Só Vez.
A cada novo single, Anitta provoca um verdadeiro Swarm, utilizando uma estratégia cross channel, explorando todos os canais ao mesmo tempo.
Um ótimo exemplo, é o caso do clipe “Paradinha”, que foi lançada dia 31 de maio e alcançou 10 milhões de views em menos de 24 horas.
No dia do lançamento de Paradinha, Anitta promoveu três coletivas de imprensa, nas sedes brasileiras do Google, do Facebook e do Spotify. Além de transmissões ao vivo nas redes sociais, utilizou gamefication recompensando o buzz criado pelos fãs com teasers do novo single.
A cantora também contou com a parceria de influenciadores que não só divulgaram, como também fizeram paródias com o seu novo hit. Destaque para Lele Pons, Hugo Gloss e Stefano Gabbanna.
O resultado? Até o momento, “Paradinha” registrou quase 24 milhões de views no Youtube e 469 mil execuções diárias no Spotify, desbancando “Despacito” – que se manteve no primeiro lugar das paradas brasileiras por semanas.
E para completar, no dia seguinte ao lançamento de “Paradinha”, Anitta apresenta mais um single com Major Lazer e Pabllo Vittar, conquistando o 3º lugar nas músicas mais ouvidas do Brasil pelo Spotify.
4º – O elemento que fortalece Anitta como marca é a sua sinceridade.
É um camaleão, mudando de visual e mostrando que cada um é responsável pela própria beleza. Levanta causas, como o empoderamento feminino, em suas roupas, apresentações e suas letras. Exalta a diversidade, valorizando gays e modelos plus sizeem suas apresentações. Expõe suas opiniões de forma natural e direta nos assuntos mais polêmicos: o excesso de plásticas, a liberdade sexual e o vício em comer, são alguns exemplos.
Com isso, cria identificação com diversos grupos, aumenta a empatia em torno da sua pessoa e, consequentemente, o número de admiradores.